1





Diante das falácias ouvidas por supostos "pastores" em debates radiofônicos, não poderei deixar de falar sobre a maior desculpa existente entre defensores da homoafetividade, o termo "eunuco". Mas afinal de contas, o que é um eunuco??
Talvez as passagens mais conhecidas que se referem a eunucos sejam as existentes em Mateus 19.12 e Atos 8.27-39. Mas o que de fato é um eunuco na ótica bíblica?


"A palavra eunuco (em hebraico sãrïs) é derivada de um termo assirio que significa "aquele que é cabeça", ou "o braço direito". No Novo Testamento, o vocábulo grego eunouchos, é uma derivação de eunen echo, que pode significar conservar o leito ou manter a padrão. Nos escritos de Heródoto aprendemos que nos países orientais os eunucos eram contratados especialmente para tomar conta dos haréns dos monarcas, sendo, entretanto, reputados como dignos de confiança em todos os sentidos. Em todos os casos, a palavra refere-se a pessoas da mais alta confiança do rei e pode ser usado no sentido de: oficial da corte ou castrado. Em Atos 8.27 ambos os sentidos estão em foco. Aqui, porém, a expressão original é clara e refere-se ao homem castrado. O judaísmo conhecia apenas duas categorias de eunucos: Os feitos pelo homem (em hebraico, saris adham) e aqueles que nasceram congenitalmente incapazes ou sem libido (instintos e desejos sexuais) chamados de "natural" ou "eunucos do sol"(em hebraico saris hamma). Jesus usou uma metáfora para mostrar o radicalismo do amor: na união com Deus e com o próximo, na aliança do matrimônio e no ministério cristão. Jesus surpreende seus inquiridores com uma terceira classe de eunucos: os celibatários, aqueles que, de forma livre e espontânea sacrificaram seus desejos naturais e legítimos por amor ao Senhor e para melhor e maior dedicação ao Reino de Deus. Em nenhum momento Jesus defendeu o asceticismo (doutrina dos primeiros séculosque exigia dos líderes cristãos a total abstinência sexual e punia severamente os pensamentos impuros). Jesus e Paulo (dois celibatários) deixam claro que não é necessário que um homem ou uma mulher se privem do casamento para serem bons obreiros ou líderes espirituais da Igreja de Cristo, isso é dom de Deus; e, portanto, é graça e não maldição. Pessoas com esse dom devem ser orientadas a dedicar-se exclusivamente ao Senhor e à Igreja; caso contrário, Satanás poderá se aproveitar disso e tentar recrutá-las para servir ao reino do mal (1 Co 7.7,8,26,32-35). Orígenes, um dos pais da Igreja do séc. II, interpretando erradamente essa palavra de Jesus, entendendo-a de forma literal, mutilou-se a si mesmo" (Biblia de Estudos King James).


Jesus falou sobre o celibato, ou seja, o ato de a pessoa se entregar totalmente ao serviço cristão, abrindo mão inclusive de um relacionamento matrimonial, já que se dedicará totalmente ao Senhor. Sendo assim, ela se torna eunuco para o Reino de Deus, ou seja, alguém totalmente dedicado aos serviços da Igreja e do povo de Deus, e não um indivíduo que vive e pratica atos contra a Palavra de Deus.


Uma das coisas que irritam é quando ouço que eunucos eram homossexuais. Onde diz isso, se eunucos não possuíam desejos sexuais, sendo, inclusive, colocados na guarda dos haréns, onde ficavam concubinas de reis? na verdade, quando o erro existe, e é alimentado pelo desejo desenfreado de o homem comete-lo buscando justificá-lo ou desculpá-lo, tudo vale, inclusive tentar mudar a Biblia. Mas ainda existem homens e mulheres de Deus compromissados com a Palavra de Deus, que não se rendem aos sofismos e engodos de certos grupos.

1 comentários:

  1. Anônimo says:

    Me esclareceu demais!! Deus o abençoe!

Muito obrigado por seu comentário. Que Deus possa, em Cristo Jesus, abençoar sua vida.